O escritório Stewart Hollenstein, de Sydney, foi premiado com menção honrosa no concurso internacional para a nova biblioteca em Varna, Bulgária - um projeto de 17 mil metros quadrados. A proposta foca na rica história da cidade, conhecida por seus jardins públicos, e busca fazer do novo equipamento um centro cultural urbano.
Uma série de paisagens empilhadas cria espaços internos e externos que servem tanto ao programa da biblioteca como a atividades cívicas. Um vazio central atravessa todos os níveis, trazendo luz natural, criando perspectivas e auxiliando no sistema passivo de ventilação. Os elegantes vazios criam interessantes espaços de leitura e estudo.
Há uma clara distinção entre cada pavimento, permitindo que cada espaços evolua de acordo com as demandas que surgirem como o tempo. Um pavimento destinado à área infantil apresenta uma prateleira ondulada, um jardim de aventuras, uma área de redes e belas vistas para o Mar Negro.
O piso térreo serve como um espaço de eventos, conectando a biblioteca com a atividade da rua e os edifícios do entorno. Este pavimento foi concebido como um espaço convidativo, com todas as faces da biblioteca ativadas por programas públicos, como por exemplo exposições, conferências, um café e um grande saguão.
"Bibliotecas precisam de uma legibilidade que permita que o público as utilize intuitivamente. As pessoas devem se sentir à vontade em locais como suas bibliotecas municipais, construídas para que elas relaxem, aprendam e expandam suas estórias", comentou Felicity Stewart, diretora do escritório Stewart Hollenstein.
O concurso foi organizado pela Prefeitura de Varna e pela Câmara dos Arquitetos da Bulgária. A atual biblioteca está espalhada por seis diferentes edifícios da cidade. O objetivo era reunir todos os livros sob o mesmo teto e, ao mesmo tempo, criar um novo espaço público no centro de Varna.
O vencedor do concurso foi o escritório Architects for Urbanity. sua proposta pode ser vista aqui.